Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Agronomia

O projeto pedagógico do curso de Agronomia 2021 reserva o décimo período para o cumprimento do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) e o Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO).

TCC: O Trabalho de Conclusão do Curso em Agronomia da UFERSA é composto por uma monografia de final de curso. A escolha do tema é individual e relacionada às atribuições profissionais e afinidades de cada discente . Além disso poderá ser classificada nas seguintes categorias:

a) Estudo de caso, baseado em ampla revisão bibliográfica sobre tema específico

b) Pesquisa original, desenvolvida de acordo com método científico e análise estatística dos dados

Também é possível o aproveitamento de um artigo científico publicado ou aceito para publicação (com data e volume já definidos pelo periódico), como 1º autor e em revista científica com conceito Qualis A ou B. Neste caso, o discente deverá comprovar o vínculo em projeto cadastrado na UFERSA por pelo menos 01 ano.

 

MODELO-DO-PRÉ-PROJETO

MODELO-DO-TCC

FORMULÁRIO DA BANCA DE DEFESA

 

 

Estágio Supervisionado Obrigatório: O ESO poderá ser realizado de duas formas:

a) Relatório de Estágio Supervisionado em Extensão

b) Relatório de Estágio Supervisionado em Pesquisa

O discente será matriculado no ESO se estiver no 10º período e/ou possuir o percentual mínimo de 75 % da integralização do curso . O graduando deverá cumprir uma carga horária mínima de 360 horas, de forma contínua, elaborando , ao final do processo, um relatório de estágio e a presentá-lo à coordenação do curso, assim como o formulário padrão de avaliação preenchido e assinado pelo coordenador do estágio na empresa, órgão ou entidade em que foi desenvolvido o estágio.

O estágio poderá ser realizado interna ou externamente à instituição de origem, sendo mais recomendada a segunda opção. No caso de Estágios Não Obrigatórios (ou atividade com vínculo empregatício), essas experiências poderão ser aproveitados como ESO desde que atendam a todos os requisitos exigidos no estágio supervisionado do curso, de maneira que o aproveitamento seja aprovado pelo Colegiado do curso.

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO

MODELO DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO – GRADE NOVA

20 de julho de 2016. Visualizações: 7822. Última modificação: 26/09/2023 11:37:44