Início do cabeçalho do portal da UFERSA

Agronomia

Sede da Fazenda Experimental

 

Sede da Fazenda Experimental

     A Estação Experimental da UFERSA — Universidade Federal Rural do Semi-Árido — está situada na localidade denominada Alagoinha, sendo uma Unidade isolada onde atende a todos os Departamentos desta conceituada I.E.S.
Sua área é de aproximadamente 400 hectares, dividida em área experimental, casas de apoio, laboratórios, serraria, além de áreas de preservação ambiental destinadas a estudos ecológicos e florestais. Em sua infra-estrutura construída, há escritórios, salas de aula, laboratórios, estufas, dormitórios, casas de apoio, serrarias e oficina.

     O objetivo principal é apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas pelos Cursos de Engenharia Ambiental, Engenharia de Alimentos, Agronomia, Veterinária e Zootecnia da UFERSA, que envolvem docentes e alunos de graduação e pós-graduação, bem como de demais áreas do conhecimento.

Além disso, a Estação Experimental da UFERSA objetiva também:

  • Promover pesquisas e estudos direcionados às atividades acadêmicas;
  • Estimular e promover a formação, especialização e aperfeiçoamento dos alunos e pessoal técnico, através da implantação e condução das pesquisas em desenvolvimento;
  • Divulgação das pesquisas feitas, de caráter geral a todos os interessados, através de aulas de Campo e ações demonstrativas.

 

Estes objetivos são voltados a população acadêmica e aos produtores regionais, com a finalidade de:

  • Desenvolvimento de Projetos de pesquisa, subsidiados pelos recursos advindos das entidades federais envolvidas, sempre de interesse regional;
  • Desenvolvimento de projetos de culturas alternativas regional, nas áreas de agricultura e fruticultura;
  • Prestação de serviços de assistência técnica a agricultores regionais, com base nas pesquisas desenvolvidas na EEU, ou transferidas de outras áreas;
  • Distribuição de material genético de qualidade comprovada pelos padrões em vigor;
  • Sediar eventos, tais como: reuniões técnicas, dias de campo, visando a melhoria tecnológica da agricultura e fruticultura regionais.
17 de novembro de 2014. Visualizações: 6260. Última modificação: 17/11/2014 15:28:04